NORMAS
PARA ARTIGOS CIENTÍFICOS
1. QUEM PODE INSCREVER E APRESENTAR
1.1 Os trabalhos completos no formato de
artigos científicos poderão ser apresentados por estudantes de graduação,
graduados, pós-graduados, professores e outros profissionais.
1.2 Caso o trabalho seja aprovado, para
a apresentação do mesmo ao menos um autor deverá estar inscrito no evento.
2. CONTEÚDO
2.1 O conteúdo dos trabalhos submetidos
ao Seminário: Rotas, novos negócios e empreendedorismo do II Salão de Turismo da
Rota das Emoções deverá versar sobre os seguintes eixos temáticos a saber:
2.2. EIXOS TEMÁTICOS
1.
Preservação Ambiental, Sustentabilidade e Exploração Econômica na Rota das
Emoções;
2. Educação e Turismo nas
Rotas Turísticas;
3. Inclusão Social via
Turismo Sustentável e
4.
Infra Estrutura e Acessibilidade.
4. IDIOMA
O idioma oficial dos trabalhos para
apresentação no Seminário: Rotas, novos negócios e empreendedorismo do II Salão
de Turismo da Rota das Emoções é o português. Os trabalhos completos deverão
conter, ainda, um resumo, com título e palavras-chave (pelo menos quatro
palavras).
5. AUTORES
5.1 Será permitido o envio de até (02)
dois trabalhos por autor principal;
5.2 Quando o trabalho completo
selecionado possuir mais de um autor será observado os seguintes critérios:
a) número máximo de 3 (três)
autores em cada trabalho;
b) pelo menos um dos autores
deverá se inscrever no Seminário: Rotas, novos negócios e empreendedorismo do
II Salão de Turismo da Rota das Emoções e comparecer ao evento para apresentação
do trabalho classificado;
c) os certificados e os anais do
evento serão distribuídos somente para os autores que fizerem a inscrição no
evento.
d) os dez melhores artigos serão disponibilizados
em CD e publicados em livro;
Não
serão emitidos certificados para trabalhos que não forem apresentados
oralmente.
5.3 Caberá ao autor definir o eixo
temático no qual deseja que seu trabalho seja inscrito, avaliado e
classificado, considerando o exposto no item 2.
6. NORMAS DE APRESENTAÇÃO DOS
TRABALHOS COMPLETOS
6.1 Os trabalhos deverão ser enviados
para o e-mail: seminariorotas@gmail.com
6.2 Deverão ter no mínimo 09 (nove) e,
no máximo, 12 (dozes) páginas digitadas, incluindo as referências
bibliográficas, além do resumo com palavras-chave e dos anexos (se houver
necessidade), numeradas sequencialmente com algarismos arábicos situados na
margem superior direita da página;
6.3 Os trabalhos completos devem ser
estruturados de acordo com as normas da ABNT e composto por: introdução,
desenvolvimento, considerações finais e referências.
6.4 Os trabalhos deverão ser digitados
em Microsoft Word for Windows, fonte Arial 12, folha A4 (21 cm x 29,7 cm),
respeitando as seguintes especificações da página: margem superior, inferior e
esquerda 3 cm e margem direita 2 cm.
6.5 Para o envio dos trabalhos, não é
necessária a preparação de capa, de folha de rosto e sumário.
6.6 Os trabalhos devem ser iniciados
pelo título em caixa alta, negrito, espaçamento simples e fonte Arial 12.
Abaixo, deve-se colocar o nome do autor principal, coautores e orientador com
sobrenome em caixa alta, seguido pelo resumo e as palavras-chave (justificado).
O resumo deverá conter: tema, objetivos do trabalho, metodologia e síntese dos
principais resultados alcançados na pesquisa. Não deve ultrapassar o limite de
500 palavras com espaçamento simples entre as linhas.
6.7 O trabalho completo pode ser
dividido em seções (Introdução, Desenvolvimento e Conclusão), a critério do(s)
autor(es). Os títulos e subtítulos não precisam ser colocados no início de cada
página, mas devem ser digitados em caixa alta, negrito e alinhados à esquerda
da página.
6.8 Os parágrafos devem seguir a
seguinte especificação: 1,25 cm na primeira linha; entrelinha de 1,5 e
espaçamento antes de 6 pts.
6.9 Citações literais com mais de três
linhas devem ser colocadas em parágrafos especiais, obedecendo a seguinte
formatação: um espaço antes e depois do parágrafo; fonte Arial 10; espaçamento
simples; parágrafo justificado e com recuo esquerdo de 4 cm.
6.10 Tabelas, gráficos, fotos e outras
ilustrações devem ser numeradas sequencialmente. Acima da ilustração, deve-se
colocar o título em caixa alto, negrito e letra 12. Abaixo da ilustração
deve-se indicar a fonte, caso não tenha sido elaborada pelo(s) autor (es) do
trabalho.
6.11 As referências devem ser colocadas,
em ordem alfabética, no final do trabalho completo, obedecendo a seguinte
formatação:
a) Livros: SOBRENOME DO AUTOR
(sem negrito), prenome (somente as iniciais). Título do livro (em itálico):
subtítulo (se houver e sem itálico). Número da edição caso não seja a primeira.
Cidade: Editora, ano.
b) Artigos: SOBRENOME DO AUTOR
(sem negrito), prenome (somente as iniciais). Título do artigo. Nome do
periódico (itálico), cidade, volume, número: intervalo de páginas, mês e ano da
publicação.
c)
Sites da internet: informar o site, dia, mês e ano do acesso. Outros materiais
bibliográficos consultados podem ser formatados segundo as orientações da ABNT.
6.12 Palavras em língua estrangeira
devem ser formatadas em itálico no texto.
6.13 Para que o trabalho seja avaliado,
o(s) seu(s) autor(es) deve(m) enviá-lo de acordo com as normas especificadas
nos itens precedentes e com redação e ortografia adequadas.
A
comissão científica reserva-se o direito de recusar os trabalhos que não
estejam dentro dessas normas.
7. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO.
7.1 A avaliação dos trabalhos será
realizada por meio do sistema double blind review (os avaliadores não têm
acesso à identificação dos autores do trabalho que estão avaliando).
7.1.1 A comissão científica considerará
o trabalho NÃO APROVADO ao constatar o(s) nome(s) do(s) autor(es) em quaisquer
partes do trabalho fora do local especificado.
7.2 Nas avaliações dos trabalhos
completos, a comissão científica analisará os seguintes aspectos:
7.2.1 Os aspectos pré-textuais, que se
referem à apresentação preliminar do trabalho, contemplando título, resumo e
palavras-chave.
7.2.2 Os aspectos da estrutura do
trabalho, onde se consideram os elementos relacionados à composição do texto,
destacando coerência, organização e sequência, linguagem e adequação à norma
culta, qualidade das ilustrações e conformidade às normas do evento.
7.2.3 A estruturação do conteúdo, onde
se apresentam os pontos relativos ao teor científico do trabalho. Será
especialmente considerada a relevância, originalidade, a inovação do tema e
abordagem, o referencial teórico, a metodologia empregada, a qualidade dos
dados e de análises, as conclusões e as bibliografias utilizadas.
7.2.4 A avaliação geral, a qual versará
sobre as contribuições do artigo, incluindo sua pertinência ao grupo de
trabalho que foi submetido e a contribuição para a construção de conhecimento.
8. SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO
8.1 Os trabalhos apresentados para
avaliação deverão ser originais e inéditos. São considerados dessa forma os
trabalhos que não foram publicados em periódicos ou apresentados em outros
eventos científicos das áreas de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas.
8.2 Os trabalhos apresentados serão
avaliados pelos membros da Comissão Científica do Seminário: Rotas, novos negócios e empreendedorismo do II Salão de
Turismo da Rota das Emoções composta por professores e pesquisadores de
turismo, de reconhecida produção e capacidade acadêmica e titulação mínima de
Doutor.
8.3 Cada trabalho será analisado por
dois avaliadores que estabelecerão seus pareceres individualmente, conforme os
critérios relacionados no item 6.
8.4 Os trabalhos que não atenderem aos
critérios relacionados aos itens 5 e ou 6 serão REPROVADOS;
8.5 Os autores que tiverem seus
trabalhos aprovados farão apresentação oral, prevista para o dia
30/08/2014. O certificado será entregue apenas para trabalhos apresentados
oralmente.
5.6 Outros procedimentos não previstos
nas normas serão definidos pela comissão organizadora do Seminário: Rotas,
novos negócios e empreendedorismo do II Salão de Turismo da Rota das Emoções e
comunicados, oportunamente, aos autores dos trabalhos aprovados pela comissão
científica. Quaisquer dúvidas não contempladas nestas normas poderão ser
sanadas diretamente por intermédio do e-mail da coordenação da comissão
científica.
9. APRESENTAÇÃO E MATERIAL
DISPONÍVEL
9.1 Solicita-se aos autores que retirem
seus crachás na secretaria geral do evento antes de se dirigir ao local no qual
apresentarão os seus trabalhos.
9.2 A apresentação oral dos trabalhos
aprovados será no auditório.
9.3 As apresentações serão coordenadas
por moderadores responsáveis por:
a) controle do tempo nas apresentações;
b) registro das presenças dos autores
inscritos;
c) distribuição dos certificados aos
autores que comparecerem ao evento para a apresentação dos seus trabalhos;
d) mediação do debate, das análises e
das ponderações dos presentes.
9.4 O tempo de apresentação destinado a
cada trabalho corresponderá a 15 minutos com o acréscimo de 5 minutos para
discussão.
9.5 Serão disponibilizados aos autores:
a) projetor multimídia;
b) computador com drives para CD e saída
USB. Os computadores não possuem caixas de som. Outros materiais não
relacionados poderão ser solicitados por e-mail à comissão científica até o dia
20/08/2014 para que sejam providenciados e disponibilizados aos autores.
10. DIREITOS AUTORAIS
10.1 Ao enviar o trabalho para
apreciação da comissão científica, os autores concordam em ceder os direitos
autorais dos seus artigos para efeitos exclusivos de publicação no ISSN, CDs e
posteriormente publicação em livro, com todos os direitos sobre ideias, teses e
argumentos.
11. DATA-LIMITE DE ENVIO DOS
TRABALHOS COMPLETOS
11.1 Os trabalhos completos deverão ser
remetidos à comissão científica do Seminário do II Salão de Turismo na Rota das
Emoções via e-mail seminariorotas@gmail.com até as 23h59 do dia 06/08/2014. Os
trabalhos enviados após essa data serão considerados desclassificados, sem
direito a recursos de qualquer natureza. Após o recebimento, um e-mail de
confirmação será enviado ao(s) autor (es).
11.1.1 Não serão aceitos trabalhos
enviados por meios não contemplados no item 10.1.
12. DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS
12.1 A divulgação do resultado dos
trabalhos avaliados será feita até o dia 15/08/2014 por meio de envio
de e-mail ao(s) autor(es)notificando sua APROVAÇÃO ou REPROVAÇÃO.
12.1.1 Para os trabalhos que forem
solicitadas correções a data de reenvio será até o dia 18/08/2014.
12.1.2 Em caso de trabalho que não
esteja de acordo com as normas, caberá à comissão científica decidir pela
apresentação.
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