Trabalhos Científicos


NORMAS PARA ARTIGOS CIENTÍFICOS

1. QUEM PODE INSCREVER E APRESENTAR
1.1 Os trabalhos completos no formato de artigos científicos poderão ser apresentados por estudantes de graduação, graduados, pós-graduados, professores e outros profissionais.
1.2 Caso o trabalho seja aprovado, para a apresentação do mesmo ao menos um autor deverá estar inscrito no evento.

2. CONTEÚDO
2.1 O conteúdo dos trabalhos submetidos ao Seminário: Rotas, novos negócios e empreendedorismo do II Salão de Turismo da Rota das Emoções deverá versar sobre os seguintes eixos temáticos a saber:

2.2. EIXOS TEMÁTICOS 
 1. Preservação Ambiental, Sustentabilidade e Exploração Econômica na Rota das Emoções;
 2. Educação e Turismo nas Rotas Turísticas;
 3. Inclusão Social via Turismo Sustentável e
 4. Infra Estrutura e Acessibilidade.

4. IDIOMA
O idioma oficial dos trabalhos para apresentação no Seminário: Rotas, novos negócios e empreendedorismo do II Salão de Turismo da Rota das Emoções é o português. Os trabalhos completos deverão conter, ainda, um resumo, com título e palavras-chave (pelo menos quatro palavras).

5. AUTORES
5.1 Será permitido o envio de até (02) dois trabalhos por autor principal;
5.2 Quando o trabalho completo selecionado possuir mais de um autor será observado os seguintes critérios:
a) número máximo de 3 (três) autores em cada trabalho;
b) pelo menos um dos autores deverá se inscrever no Seminário: Rotas, novos negócios e empreendedorismo do II Salão de Turismo da Rota das Emoções e comparecer ao evento para apresentação do trabalho classificado;
c) os certificados e os anais do evento serão distribuídos somente para os autores que fizerem a inscrição no evento.
d) os dez melhores artigos serão disponibilizados em CD e publicados em livro;
Não serão emitidos certificados para trabalhos que não forem apresentados oralmente.
5.3 Caberá ao autor definir o eixo temático no qual deseja que seu trabalho seja inscrito, avaliado e classificado, considerando o exposto no item 2.

6. NORMAS DE APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS COMPLETOS
6.1 Os trabalhos deverão ser enviados para o e-mail: seminariorotas@gmail.com
6.2 Deverão ter no mínimo 09 (nove) e, no máximo, 12 (dozes) páginas digitadas, incluindo as referências bibliográficas, além do resumo com palavras-chave e dos anexos (se houver necessidade), numeradas sequencialmente com algarismos arábicos situados na margem superior direita da página;
6.3 Os trabalhos completos devem ser estruturados de acordo com as normas da ABNT e composto por: introdução, desenvolvimento, considerações finais e referências.
6.4 Os trabalhos deverão ser digitados em Microsoft Word for Windows, fonte Arial 12, folha A4 (21 cm x 29,7 cm), respeitando as seguintes especificações da página: margem superior, inferior e esquerda 3 cm e margem direita 2 cm.
6.5 Para o envio dos trabalhos, não é necessária a preparação de capa, de folha de rosto e sumário.
6.6 Os trabalhos devem ser iniciados pelo título em caixa alta, negrito, espaçamento simples e fonte Arial 12. Abaixo, deve-se colocar o nome do autor principal, coautores e orientador com sobrenome em caixa alta, seguido pelo resumo e as palavras-chave (justificado). O resumo deverá conter: tema, objetivos do trabalho, metodologia e síntese dos principais resultados alcançados na pesquisa. Não deve ultrapassar o limite de 500 palavras com espaçamento simples entre as linhas.
6.7 O trabalho completo pode ser dividido em seções (Introdução, Desenvolvimento e Conclusão), a critério do(s) autor(es). Os títulos e subtítulos não precisam ser colocados no início de cada página, mas devem ser digitados em caixa alta, negrito e alinhados à esquerda da página.
6.8 Os parágrafos devem seguir a seguinte especificação: 1,25 cm na primeira linha; entrelinha de 1,5 e espaçamento antes de 6 pts.
6.9 Citações literais com mais de três linhas devem ser colocadas em parágrafos especiais, obedecendo a seguinte formatação: um espaço antes e depois do parágrafo; fonte Arial 10; espaçamento simples; parágrafo justificado e com recuo esquerdo de 4 cm.
6.10 Tabelas, gráficos, fotos e outras ilustrações devem ser numeradas sequencialmente. Acima da ilustração, deve-se colocar o título em caixa alto, negrito e letra 12. Abaixo da ilustração deve-se indicar a fonte, caso não tenha sido elaborada pelo(s) autor (es) do trabalho.
6.11 As referências devem ser colocadas, em ordem alfabética, no final do trabalho completo, obedecendo a seguinte formatação:
a) Livros: SOBRENOME DO AUTOR (sem negrito), prenome (somente as iniciais). Título do livro (em itálico): subtítulo (se houver e sem itálico). Número da edição caso não seja a primeira. Cidade: Editora, ano.
b) Artigos: SOBRENOME DO AUTOR (sem negrito), prenome (somente as iniciais). Título do artigo. Nome do periódico (itálico), cidade, volume, número: intervalo de páginas, mês e ano da publicação.
c) Sites da internet: informar o site, dia, mês e ano do acesso. Outros materiais bibliográficos consultados podem ser formatados segundo as orientações da ABNT.
6.12 Palavras em língua estrangeira devem ser formatadas em itálico no texto.
6.13 Para que o trabalho seja avaliado, o(s) seu(s) autor(es) deve(m) enviá-lo de acordo com as normas especificadas nos itens precedentes e com redação e ortografia adequadas.

A comissão científica reserva-se o direito de recusar os trabalhos que não estejam dentro dessas normas.

7. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO.
7.1 A avaliação dos trabalhos será realizada por meio do sistema double blind review (os avaliadores não têm acesso à identificação dos autores do trabalho que estão avaliando).
7.1.1 A comissão científica considerará o trabalho NÃO APROVADO ao constatar o(s) nome(s) do(s) autor(es) em quaisquer partes do trabalho fora do local especificado.
7.2 Nas avaliações dos trabalhos completos, a comissão científica analisará os seguintes aspectos:
7.2.1 Os aspectos pré-textuais, que se referem à apresentação preliminar do trabalho, contemplando título, resumo e palavras-chave.
7.2.2 Os aspectos da estrutura do trabalho, onde se consideram os elementos relacionados à composição do texto, destacando coerência, organização e sequência, linguagem e adequação à norma culta, qualidade das ilustrações e conformidade às normas do evento.
7.2.3 A estruturação do conteúdo, onde se apresentam os pontos relativos ao teor científico do trabalho. Será especialmente considerada a relevância, originalidade, a inovação do tema e abordagem, o referencial teórico, a metodologia empregada, a qualidade dos dados e de análises, as conclusões e as bibliografias utilizadas.
7.2.4 A avaliação geral, a qual versará sobre as contribuições do artigo, incluindo sua pertinência ao grupo de trabalho que foi submetido e a contribuição para a construção de conhecimento.

8. SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO
8.1 Os trabalhos apresentados para avaliação deverão ser originais e inéditos. São considerados dessa forma os trabalhos que não foram publicados em periódicos ou apresentados em outros eventos científicos das áreas de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas.
8.2 Os trabalhos apresentados serão avaliados pelos membros da Comissão Científica do Seminário: Rotas, novos negócios e empreendedorismo do II Salão de Turismo da Rota das Emoções composta por professores e pesquisadores de turismo, de reconhecida produção e capacidade acadêmica e titulação mínima de Doutor.
8.3 Cada trabalho será analisado por dois avaliadores que estabelecerão seus pareceres individualmente, conforme os critérios relacionados no item 6.
8.4 Os trabalhos que não atenderem aos critérios relacionados aos itens 5 e ou 6 serão REPROVADOS;
8.5 Os autores que tiverem seus trabalhos aprovados farão apresentação oral, prevista para o dia 30/08/2014. O certificado será entregue apenas para trabalhos apresentados oralmente.
5.6 Outros procedimentos não previstos nas normas serão definidos pela comissão organizadora do Seminário: Rotas, novos negócios e empreendedorismo do II Salão de Turismo da Rota das Emoções e comunicados, oportunamente, aos autores dos trabalhos aprovados pela comissão científica. Quaisquer dúvidas não contempladas nestas normas poderão ser sanadas diretamente por intermédio do e-mail da coordenação da comissão científica.

9. APRESENTAÇÃO E MATERIAL DISPONÍVEL
9.1 Solicita-se aos autores que retirem seus crachás na secretaria geral do evento antes de se dirigir ao local no qual apresentarão os seus trabalhos.
9.2 A apresentação oral dos trabalhos aprovados será no auditório.
9.3 As apresentações serão coordenadas por moderadores responsáveis por:
a) controle do tempo nas apresentações;
b) registro das presenças dos autores inscritos;
c) distribuição dos certificados aos autores que comparecerem ao evento para a apresentação dos seus trabalhos;
d) mediação do debate, das análises e das ponderações dos presentes.
9.4 O tempo de apresentação destinado a cada trabalho corresponderá a 15 minutos com o acréscimo de 5 minutos para discussão.
9.5 Serão disponibilizados aos autores:
a) projetor multimídia;
b) computador com drives para CD e saída USB. Os computadores não possuem caixas de som. Outros materiais não relacionados poderão ser solicitados por e-mail à comissão científica até o dia 20/08/2014 para que sejam providenciados e disponibilizados aos autores.

10. DIREITOS AUTORAIS
10.1 Ao enviar o trabalho para apreciação da comissão científica, os autores concordam em ceder os direitos autorais dos seus artigos para efeitos exclusivos de publicação no ISSN, CDs e posteriormente publicação em livro, com todos os direitos sobre ideias, teses e argumentos.

11. DATA-LIMITE DE ENVIO DOS TRABALHOS COMPLETOS
11.1 Os trabalhos completos deverão ser remetidos à comissão científica do Seminário do II Salão de Turismo na Rota das Emoções via e-mail seminariorotas@gmail.com até as 23h59 do dia 06/08/2014. Os trabalhos enviados após essa data serão considerados desclassificados, sem direito a recursos de qualquer natureza. Após o recebimento, um e-mail de confirmação será enviado ao(s) autor (es).
11.1.1 Não serão aceitos trabalhos enviados por meios não contemplados no item 10.1.

12. DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS
12.1 A divulgação do resultado dos trabalhos avaliados será feita até o dia 15/08/2014 por meio de envio de e-mail ao(s) autor(es)notificando sua APROVAÇÃO ou REPROVAÇÃO.
12.1.1 Para os trabalhos que forem solicitadas correções a data de reenvio será até o dia 18/08/2014.
12.1.2 Em caso de trabalho que não esteja de acordo com as normas, caberá à comissão científica decidir pela apresentação.


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